30 principais livros de investimentos para conhecer

Confira 30 livros de investimento que vão te ajudar a se organizar financeiramente e tomar melhores decisões!

imagens ilustrativas de gráficos com um computador ao fundo, representando os livros de investimento

Consumir livros de investimentos é uma excelente maneira de aprender sobre como investir. Ainda que haja muitas informações na Web, eles costumam ter um conteúdo mais denso e completo sobre o tema.

Além disso, os livros vão além do óbvio — que é abordar métodos e dicas práticas. Muitos títulos citam exemplos de sucesso para inspirar os leitores e, mais do que isso, dão informações valiosas que, embora não estejam diretamente relacionadas ao tema, são essenciais para obter sucesso.

Warren Buffett, que é um grande nome dos investimentos, não obteve bons resultados somente com métodos. Uma parcela significativa do seu legado está ligada à mentalidade que desenvolveu. Com isso em mente, está na hora de conferir a lista que preparamos!

Quer transformar a sua vida financeira? Teste o Organizze por 7 dias grátis!

Livros de investimentos para começar a investir

pessoas visualizando gráfico em tablet, representando os livros de investimento

Vamos começar com algumas dicas gerais de livros de investimentos. 

1. Ganhar mais, gastar menos, investir – Denise Damiani com Cynthia Almeida

Durante a sua carreira como sócia de grandes consultorias, a autora principal identificou diferenças de comportamento entre homens e mulheres no campo do crescimento profissional. 

Esse livro é o resultado de estudos sobre o impacto desse comportamento nas finanças das mulheres e como impulsionar os resultados. Portanto, se você é mulher e deseja investir, essa é uma boa pedida!

2. Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

Bons resultados não são gerados apenas por bons métodos. Quem aplica os métodos precisa ter, impreterivelmente, a mentalidade correta. O clássico aborda justamente isso, quebrando paradigmas e propondo uma maneira diferente e mais perspicaz de lidar com dinheiro.

3. Bora enriquecer – Júlia Mendonça

Procura um guia básico entre os livros de investimentos? Se sim, esse é para você. Nele, a autora aborda conceitos como CDBs, Tesouro Direto e Letras de Crédito. Além disso, também é ensinado como montar uma carteira de investimentos para iniciantes.

4. Pai rico, pai pobre – Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter

Esse é um clássico do mundo dos investimentos. Na verdade, o livro vai além disso. Ele aborda pilares financeiros. Afinal de contas, você não pode construir uma casa pelo telhado, certo? 

O foco é fazer o leitor entender quanto o comportamento e a mentalidade afetam a vida financeira.

Com uma linguagem acessível e leve, os autores abordam temas conectados aos investimentos, como construção da riqueza de forma ampla, empreendedorismo e finanças em geral.

5. O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason

Para jogar bem é preciso conhecer as regras do jogo. Nos investimentos não seria diferente. Esse livro pretende ensinar justamente isso através de parábolas. Com ele, você também conhecerá pilares de como administrar seu dinheiro e fazê-lo render.

6. Rápido e Devagar: Duas formas de pensar – Daniel Kahneman

Aqui, você aprenderá como considerar emoções e crenças pessoais ao tomar decisões financeiras. Embora seja uma leitura um pouco densa, ela é indispensável e os seus ensinamentos vão além da vida financeira. 

A obra, aliás, foi escrita por um vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Kahneman.

Leia também: Como investir dinheiro e evitar os principais erros?

Livros sobre investimentos focados na Bolsa de Valores

Agora, vamos falar de livros de investimento focados na Bolsa de Valores. 

7. Faça fortuna com ações antes que seja tarde – Décio Bazin

Escrito pelo investidor brasileiro, Décio Bazin, essa obra chegou às prateleiras em 1992. Apesar disso, ela possui um conteúdo riquíssimo. Afinal de contas, aborda o passado da bolsa de valores do Brasil. 

A partir dessa abordagem histórica, o autor apresenta lições financeiras muito racionais. Essa é uma obra com linguagem acessível e recomendada, inclusive, para iniciantes no mundo dos investimentos.

8. Os axiomas de Zurique – Max Gunther

Essa obra é dedicada a quem já possui algum conhecimento sobre o mercado de ações. Embora ele não te ensine a começar, seu conteúdo sana algumas dúvidas que podem surgir na jornada. 

Durante a leitura, você encontrará táticas usadas por banqueiros suíços; análise sobre riscos e padrões na hora de investir, entre outras abordagens mais técnicas do assunto.

9. Filosofias de Investimento – Aswath Damodaran

Essa leitura promete explicar as principais estratégias de investimentos do mercado de um jeito simples e descomplicado. Através de muitos exemplos práticos, o autor transmite conhecimentos como valor e crescimento à análise técnica.

10. O investidor inteligente – Benjamin Graham

Um dos livros de investimentos obrigatórios, “O investidor inteligente” foi escrito pelo maior consultor de investimentos do século XX. Nessa leitura, você aprenderá muito, sobretudo como evitar erros fatais na hora de investir.

11. O jeito Peter Lynch de investir – Peter Lynch

Escrito pelo próprio Peter Lynch, famoso gerente de fundos mútuos, esse conteúdo detalha o modo “Lynch” de selecionar e investir em ações. 

Um dos preceitos do investidor é fazer uma investigação profunda sobre as empresas e suas perspectivas de crescimento. Embora seja mais técnico, o livro conta com exemplos práticos.

12. Fora da curva: Os segredos dos grandes investidores do Brasil e o que você pode aprender com eles – Florian Bartunek

Nesse livro de investimentos, você encontrará relatos e conselhos dos maiores investidores do Brasil. É um bate-papo de quem sabe para quem deseja aprender. Além de lições financeiras, as personalidades convidadas contam vitórias e fracassos na sua trajetória.

Entre os participantes, estão André Jakurski, Antonio Bonchristiano, Luis Stuhlberger, Guilherme Affonso Ferreira, Guilherme Aché e José Carlos Reis de Magalhães Neto.

13. Ações comuns, lucros extraordinários – Philip Fischer

Você quer um manual de boas práticas na hora de investir? Então leia esse livro. O autor fala sobre alguns temas importantes, com os perfis de investidor; que dividendos nem sempre são a melhor bonificação; e outros.

Ele também aborda as principais dúvidas de quem começou a fazer os primeiros aportes. Entre elas, a melhor hora de vender um ativo. 

14. Investindo em ações no longo prazo – Jeremy J. Siegel

Para quem deseja um livro sobre investimentos dentro da filosofia buy and hold, essa é uma leitura obrigatória. Nela, o investidor aprenderá mais sobre estratégias de investimento a longo prazo, com evidências, dados reais e inúmeros gráficos. 

Leia também: Onde investir meu dinheiro? 8 opções seguras para você!

Livros sobre Warren Buffett 

Nesta parte do conteúdo, vamos nos dedicar a livros específicos sobre Warren Buffett. 

15. Bola de Neve – Alice Schroeder

Com uma linguagem leve e descontraída, a autora faz uma biografia da vida de Warren Buffett. O diferencial do conteúdo é abordar o lado humano de Buffett e como a sua obstinação e talento foram construídos desde a infância. 

O foco é apresentar a trajetória, comportamentos, competências e o caráter desse grande investidor.

16. O jeito Warren Buffett de investir – Robert G. Hagstrom

Escrita por Robert Hagstrom, essa criação conta a filosofia de investimentos de Buffett. Entre os conhecimentos abordados, você verá a importância de fazer uma análise fundamentada dos ativos e obter uma margem de segurança.

São citados, ainda, exemplos de como o investidor aplicou as técnicas, bem como as maiores influências que ele teve enquanto criada o seu próprio estilo de investimento.

17. Os ensaios de Warren Buffett: lições para investidores e administradores – Warren Buffett

Mais uma leitura sobre o grande expoente do universo dos investimentos. Dessa vez, a obra é escrita por ele. 

Nesse livro, Warren ensina a sua abordagem e forma de investir. Pode parecer muito empolgante, mas não se engane: esse não é um conteúdo para iniciantes. O foco dele são pessoas que já têm familiaridade com o mercado.

18. Investimentos: os segredos de George Soros e Warren Buffett – Mark Tier

Essa é a última obra da nossa lista, mas não menos importante. Nela, são abordados os hábitos e estratégias de dois grandes nomes do universo de investimentos: Warren Buffett e George Soros.

19. Warren Buffett e a Análise de Balanços – Mary Buffet

“Warren Buffett e a Análise de Balanços” do Mary Buffett oferece insights sobre como o renomado investidor analisa demonstrações financeiras para tomar decisões de investimento. 

O livro aborda técnicas para avaliar a saúde financeira de uma empresa, destacando a importância do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e dos fluxos de caixa.

20. Como enriquecer na Bolsa com Warren Buffett – Mary Buffett e David Clark

“Como enriquecer na Bolsa com Warren Buffett” é um guia de Mary Buffett e David Clark que explora as estratégias de investimento de Buffett. 

Focando em longo prazo e na seleção de ações baseada em valor, o livro descreve como identificar empresas subvalorizadas com potencial de crescimento significativo.

Leia: 14 dicas para economizar dinheiro no seu dia a dia

Livros de investimentos para iniciantes

computador exibindo gráficos financeiros, representando os livros de investimento

Agora, vamos explorar algumas opções de livros de investimento para iniciantes. 

21. Trend Following – Michael Covel

Michael Covel explora uma estratégia de investimento que se baseia na identificação e acompanhamento de tendências do mercado. 

O autor detalha como essa abordagem pode ser utilizada para capturar lucros, independentemente da direção do mercado, ao oferecer um guia prático para implementar o trend following.

22. A psicologia financeira – Morgan Housel

Neste livro, Morgan Housel discute os comportamentos e crenças que influenciam as decisões financeiras. Ele oferece uma perspectiva reveladora sobre como superar os obstáculos psicológicos e construir uma relação mais saudável com o dinheiro.

23. Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso – Nathalia Arcuri

Essa leitura fornece um roteiro motivacional e prático para transformar sua vida financeira. Com dicas diretas, o livro incentiva o leitor a economizar, investir e alcançar a independência financeira, tudo apresentado de maneira acessível e dinâmica.

24. Investimentos inteligentes – Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi descomplica o mundo dos investimentos, apresentando estratégias para escolher as melhores opções de investimento. Trata-se de um guia completo para quem busca diversificar o portfólio e maximizar os retornos de forma inteligente.

25. Dinheiro sem medo – Eduardo Amuri

Eduardo Amuri aborda o tema do dinheiro sob uma ótica menos técnica e mais emocional, com estratégias para gerenciar finanças pessoais de maneira equilibrada. 

Assim, essa leitura visa ajudar o leitor a entender e superar os medos relacionados ao dinheiro, a fim de conseguir uma vida financeira mais tranquila.

26. Finanças comportamentais – Aquiles Mosca

Nessa obra, o autor aborda como as emoções e comportamentos influenciam as decisões financeiras. 

Além disso, oferece uma análise profunda das armadilhas comportamentais comuns no mundo das finanças, sugerindo estratégias para superá-las e tomar decisões mais racionais e eficazes em investimentos.

27. A psicologia do dinheiro – Dan Ariely

Dan Ariely, por sua vez, explora os aspectos psicológicos por trás das decisões financeiras, ao demonstrar como a lógica muitas vezes se perde em face de emoções e preconceitos. 

O livro proporciona insights valiosos sobre como gerir melhor o dinheiro, fundamentados em pesquisas de psicologia econômica.

28. Mulheres que lucram – Francine Mendes

Aqui temos um guia empoderador para mulheres que desejam alcançar independência financeira. 

Francine destaca a importância da educação financeira, investimentos e empreendedorismo feminino, incentivando as mulheres a tomar controle de suas finanças e a construir um futuro próspero.

29. A Interpretação das Demonstrações Financeiras – Benjamin Graham e Spencer Meredith

Benjamin Graham e Spencer Meredith apresentam uma obra clássica sobre como analisar e interpretar demonstrações financeiras. 

Essa leitura é essencial para investidores que buscam compreender a saúde financeira das empresas, oferecendo uma base sólida para tomar decisões adequadas de investimento.

30. Independência financeira – Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Os autores aqui exploram conceitos fundamentais para alcançar a independência financeira, em especial com destaque à importância de criar fluxos de renda passiva e investir em ativos que geram rendimento. 

Para quem busca um guia prático que incentiva a reavaliação das crenças sobre dinheiro e investimentos, a fim de promover uma mentalidade voltada para a riqueza, essa é uma boa pedida.

Por que é importante ler livros de investimentos?

homem usando tablet para ler livros de investimento

Ler livros de investimentos é fundamental por várias razões:

  • amplia o conhecimento: fornece uma base sólida sobre diversos tipos de investimentos e mercados;
  • melhora a tomada de decisão: ensina a avaliar riscos e oportunidades de forma mais consistente;
  • desenvolve estratégias: ajuda a criar e aperfeiçoar estratégias de investimento pessoais;
  • incentiva a disciplina financeira: mostra a importância do planejamento e da paciência nos investimentos;
  • promove independência financeira: oferece insights sobre como construir e gerenciar o patrimônio para alcançar a liberdade financeira;
  • ajuda a evitar erros comuns: aprender com os erros e sucessos de investidores experientes pode evitar perdas significativas.

Conclusão

A leitura de livros de investimento é uma etapa crucial para quem busca não apenas aumentar seu conhecimento financeiro, mas também melhorar suas habilidades de investimento prático. 

Esses livros oferecem uma rica fonte de estratégias, conselhos e insights de especialistas que transformam os iniciantes em investidores confiantes. 

Por meio do estudo contínuo, os investidores aprendem a navegar pelos mercados com maior eficácia, tomar decisões baseadas em informações sólidas e, em última análise, maximizar o potencial de seus investimentos para alcançar a independência financeira.

Alcance o seu sucesso financeiro com a Organizze!

banner Organizze

Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.