14 dicas para economizar dinheiro no seu dia a dia

Dicas para economizar dinheiro no seu dia a dia
Dicas para economizar dinheiro no seu dia a dia
Muito se fala sobre a importância de economizar dinheiro, mas como atingir esse objetivo na prática? Quem nunca tentou reduzir as despesas do mês e, ao pagar as contas, notou que gastou mais do que devia, que atire a primeira pedra.  A verdade é que, fora as contas fixas, os seus hábitos ditam quanto você gasta. Cortar um cafezinho aqui, uma roupa nova ali e um delivery no fim de semana não te levará ao enriquecimento. Mas isso certamente te ajudará a salvar parte do seu salário! 

Antes de tudo, organize as suas finanças

O que muitos ignoram nessa empreitada é a necessidade de colocar uma lupa nessas compras que parecem inofensivas. Em muitos casos, elas desempenham um papel crucial no seu orçamento. Para te ajudar, nós do Organizze selecionamos dicas que podem ser usadas no dia a dia! Para saber quanto você pode economizar, é preciso fazer um balanço de receitas e despesas. Registre tudo o que você recebe e, em seguida, todos os gastos fixos. Esses gastos, vale destacar, incluem desde contas da casa quanto compromissos como empréstimos e financiamentos. O Organizze te ajuda! Como um aplicativo dedicado ao controle de finanças pessoais, o Organizze foi feito para isso. Logo na tela inicial, o usuário tem fácil acesso a ferramentas para registrar receitas e despesas. Na tela “Fluxo de caixa”, você vê o total movimentado nessas duas categorias e o saldo restante. Para facilitar a sua vida, o app faz a conta de forma automática e, na seção “Saldo”, você vê quanto dinheiro ainda resta.

Como economizar dinheiro?

1. Compre à vista

O cartão de crédito é, ao mesmo tempo, um grande aliado da população brasileira e um enorme vilão para o orçamento. Uma parcela generosa da população utiliza esse método de pagamento e estudos como a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) mostram ano após ano que a taxa de inadimplência continua alta. Se o limite do cartão e a possibilidade de parcelamento ainda salta aos seus olhos, o caminho mais prudente é priorizar o pagamento à vista. Assim, você terá um limite intransponível: os gastos serão proporcionais ao tanto de dinheiro que resta no seu bolso.

2. Aproveite os benefícios da bandeira do cartão 

Conheça e usufrua dos benefícios oferecidos pela bandeira do seu cartão. Entre os mais atrativos, está o Seguro de Proteção de Preço. A vantagem, praticada por bandeiras como Visa e Mastercard, permite recuperar parte do dinheiro caso tenha feito uma compra e encontre um preço melhor depois.

3. Reúna compras em períodos promocionais

Uma boa forma de economizar dinheiro no seu dia a dia é deixar compras importantes para períodos promocionais, como o Dia do Consumidor e a Black Friday. Assim, você consegue preços menores. Para não comprometer o seu orçamento nesses períodos, guarde parte do seu salário durante os meses anteriores.

4. Aproveite descontos e cashbacks

Outra estratégia inteligente é manter o radar ligado para descontos e cashbacks. Nós te garantimos: na maioria das vezes, é possível reduzir o valor da sua compra. Basta que você tenha paciência e pesquise um pouco sobre promoções, cupons e se há possibilidade de obter parte do dinheiro de volta.

5. Cuidado com as promoções

As promoções, embora sejam úteis, podem representar uma armadilha. Comprar o que você não precisa por um preço menor ainda é desnecessário. O marketing faz um excelente trabalho em criar no consumidor o senso de urgência. Mas não se engane: nenhuma promoção é imperdível. Seja fiel ao seu orçamento e aos limites que você estabeleceu.

6. Cozinhe mais em casa

Se você tem o hábito de comer fora ou de pedir comida, cozinhar mais em casa é uma forma inteligente de economizar dinheiro no seu dia a dia. Ainda que você não goste de passar horas no fogão, essa é uma solução certamente mais barata. Aqueles que não suportam a ideia de cozinhar diariamente podem reservar um momento na semana para preparar marmitas.

7. Mãos à obra! 

Para salvar o dinheiro que está indo embora, que tal aprender coisas novas? Pintar as paredes, montar um móvel, instalar o chuveiro, fazer um conserto aqui, um ajuste ali, são coisas que você pode enfrentar sem muita dificuldade. Basta pesquisar um tutorial na Internet e se jogar no processo!
Mulher fazendo compras
Image by aleksandarlittlewolf on Freepik

8. Faça rotatividade de streamings

Quem quer cortar gastos não pode se dar certos luxos. Mas, cá entre nós, entretenimento é uma necessidade. Mais do que um elemento importante para o descanso, ele nos ajuda a preservar a nossa saúde mental. Serviços de streaming são uma das formas mais populares de entretenimento. Uma forma de não abrir mão deles é assinar uma plataforma por três meses e, ao fim desse período, trocar por outra. Assim você consegue consumir os conteúdos que desejar sem gastar mais do que pode.

9. Use listas quando for às compras

Uma forma de não ultrapassar as fronteiras do seu orçamento é usar listas. Elas te lembram exatamente do que você precisa comprar. Quando surgir a ideia de gastar seu dinheiro com algo que não foi anotado, você se perguntará se aquilo é realmente necessário.

10. Adote meios de transporte mais baratos

Se você costuma ter custos altos com seu carro ou com aplicativos de transporte, procure alternativas mais baratas. Além de explorar o transporte público da sua cidade, que tal investir em meios autônomos de locomoção? A boa e velha caminhada, a bicicleta que está empoeirada no canto, o patinete que foi esquecido e até mesmo o skate podem ser soluções interessantes.

11. Reduza o valor das contas da casa

As contas da casa comprometem a maior parte do salário dos brasileiros. Por isso, dedicar-se a reduzi-las é uma forma perspicaz de economizar. Aqui vão algumas sugestões que você pode adotar:
  • Use o chuveiro elétrico com menos frequência;
  • Troque o ar-condicionado pelo ventilador;
  • Não encha a máquina de lavar. Assim você reduzirá seu consumo de energia;
  • Não lote a geladeira e o freezer de comida pelo mesmo motivo;
  • Troque as lâmpadas da sua casa por modelos mais econômicos;
  • Abra as janelas e aproveite a luz do dia;
  • Desligue os eletrodomésticos sempre que puder.

12. Explore opções gratuitas de lazer

Sair de casa para se divertir não precisa gerar despesas. Explore alternativas gratuitas de lazer na sua cidade. Conheça os parques, aproveite as praias, exposições e eventos que não cobram entrada. Chamar os amigos para a sua casa, organizar jogos, fazer uma comidinha e dividir os gastos é outra solução econômica.

13. Troque o mercado pela feira

Economizar no dia a dia exige muita pesquisa. Para além de encontrar o mercado mais barato da sua cidade, você já pensou em comprar na feira? Geralmente, os preços praticados pelos feirantes são menores. Além disso, os alimentos chegam na sua mesa mais frescos. Sem contar com o fato de que, ao fazer isso, você apoia diretamente a economia local.

14. Compre itens de segunda mão

Quer reformar um cômodo ou precisa trocar um móvel? Garimpe e compre itens de segunda mão. Com um olhar atento, você pode encontrar ótimos negócios pela Internet adentro. E, ah, isso também vale para roupas! Já pensou em trocar as idas ao shopping por uma volta em brechós?
Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.