Seguro Proteção de Preço: como economizar com o serviço?

Seguro Proteção de Preço
Seguro Proteção de Preço
O Seguro Proteção de Preço é um benefício oferecido por quase todos os cartões de crédito e, ainda assim, pouco utilizado. Sabe a frustração de comprar algo e, logo em seguida, encontrar o mesmo item por um preço mais baixo? Bom, o serviço te devolve a diferença do valor pago. Parece bom demais para ser verdade, não é? Aqui vai mais uma informação que pode te surpreender: o seguro não acompanha custos adicionais. Em muitos casos, inclusive, acompanha cartões sem anuidade. Mas, afinal, quais são as regras do Seguro Proteção de Preço?

Como o Seguro Proteção de Preço funciona

Quando o cliente realiza uma compra com o cartão de crédito, pode ser que ele encontre o mesmo item por um preço menor. O cliente, então, tem até 30 dias a partir da compra para acionar o seguro. O procedimento varia conforme a bandeira. Em cartões Mastercard, a solicitação é mais simples. Apesar disso, os limites do reembolso são mais baixos e limitados aos cartões Gold. O processo da bandeira Visa é mais complexo e, no entanto, oferece limites mais altos. A quantidade de cartões contemplados também é maior: Gold, Platinum, Signature e Infinite. Clientes Elo Flex precisam ativar o serviço, que existe nas categorias Grafite e Nanquim.

Como usar o Seguro Proteção de Preço

Cada bandeira possui suas especificidades. Apesar disso, existem algumas regras gerais que merecem a sua atenção. Veja a seguir quais são:
  • A compra deve ter sido paga integralmente pelo cartão. Se você dividiu o pagamento em dois cartões, provavelmente terá sua solicitação negada;
  • O anúncio de preço menor deve ter as mesmas condições de pagamento do que você aderiu;
  • É importante que o item também tenha as mesmas características (tamanho, modelo, cor e outros).
Uma vez que a sua solicitação seja aprovada, a bandeira realizará o reembolso da diferença do valor em até duas faturas. A forma de pagamento do estorno pode variar para pagamentos à vista e parcelados.
Seguro Proteção de Preço
O Seguro Proteção de Preço que te ajuda a evitar descontos falsos e economizar ainda mais (Imagem: Karolina Grabowska via Pexels)

Quais são as regras para usar o serviço?

Bom, como citamos, o procedimento muda a depender da bandeira do seu cartão. Então, o mais indicado é que você pesquise quais documentos são necessários no seu caso. Caso não encontre essa informação na Internet, entre em contato com a empresa. De qualquer modo, listamos alguns exemplos abaixo:

Cartões Mastercard

Para usar o Seguro Proteção de Preço, é preciso ter um cartão MasterCard Gold. Quanto aos documentos, o cliente deve ter os recibos e a documentação de garantia. Confira, a seguir, as condições de cobertura:
  • A compra deve custar no mínimo US$ 50 (cinquenta dólares americanos);
  • O valor máximo do reembolso é de US$ 100 por solicitação. Contudo, cada conta possui o limite total de US$ 200 no período de 12 meses;
  • São aceitas compras feitas em lojas físicas e sites com registro no Brasil;
Além disso, a empresa recomenda que os clientes verifiquem se o item está na lista de produtos elegíveis no Guia de Benefícios da bandeira. Afinal de contas, nem todos os produtos são cobertos pelo seguro.

Cartões Visa

Infelizmente, clientes Visa enfrentam um processo mais complicado. Para começar, eles precisam ter cadastro ativo no portal de Benefícios Visa e emitir um Bilhete de Seguro. Veja outras regras de uso:
  • O valor mínimo para acionar o Seguro Proteção de Preço é US$ 25;
  • A cobertura vale para compras feitas no Brasil e em outros países;
  • Apesar disso, o valor considerado é aquele do país onde o item foi adquirido;
  • É preciso entrar em contato com a Central de Atendimento Visa por telefone ou enviar seu pedido pelo Portal de Benefícios Visa;
  • A solicitação deve acontecer em até 4 dias corridos após encontrar o anúncio mais de preço menor.
A empresa exige o envio de uma série de documentos que comprovem o sinistro:
  • Formulário de Requisição preenchido e assinado;
  • Cópia da nota fiscal da compra;
  • Cópia da fatura do cartão que mostre a compra em questão;
  • Cópia impressa da promoção que contenha a data da publicação, o nome da loja, o produto (com detalhes) e o novo preço;
  • Cópia do Bilhete de Seguro.
E, ah, não pára por aí. Você deve ter notado que ainda não mencionamos os limites praticados pela empresa. Isso porque cada categoria de cartão possui o seu:
  • Visa Infinite: reembolso de até US$ 4 mil a cada período de 12 meses;
  • Visa Platinum: reembolso de até US$ 2 mil a cada período de 12 meses;
  • Visa Gold: reembolso de até US$ 400 a cada período de 12 meses para reembolso.
É importante destacar que esse serviço é válido em qualquer época do ano, desde que respeitadas as condições de uso. Isso significa que clientes podem usar o seguro para evitar descontos falsos em períodos promocionais como a Black Friday e aumentar a sua economia.  
Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.