O Carnaval 2023 está chegando a todo vapor e, antes de cair na folia, é importante saber qual é o método de pagamento mais seguro. Para facilitar a vida dos foliões, a Federação de Bancos (Febraban) e especialistas divulgaram algumas dicas de segurança.
Sabemos que, no Carnaval, a quantidade de golpes dispara. Infelizmente, os criminosos são bastante criativos na hora de agir. Para não ter prejuízos, os foliões devem ficar atentos. Confira, a seguir, uma análise detalhada de cada forma de pagamento.
O cartão de crédito e/ou débito é uma opção bastante prática, mas controversa. Afinal, grande parte dos golpes é focada nesse método. Mas existem vantagens em pagar com o cartão:
Pouco volume na doleira/pochete;
Possibilidade de parcelamento;
Pagamento na fatura seguinte;
Acúmulo de pontos.
O Febraban, no entanto, alerta para o uso do cartão. Entre os incontáveis golpes existentes, a instituição chama atenção para uma modalidade específica.Conhecido como “golpe da troca do cartão”, o vendedor pede o cartão do consumidor para inserir na maquininha. Em um momento de distração do titular, ele troca o original e entrega um falso ao titular. Listamos outros cuidados que você deve ter com o cartão:
Fique atento à tentativas de clonagem e cobrança de valores maiores;
Não insira o cartão em maquininhas com a tela quebrada, coberta ou apagada;
Verifique o valor sempre e veja se não há alguém te observando enquanto você insira a senha;
Desative o pagamento por aproximação;
Risque o CVC (código de verificação do cartão) e memorize-o.
2. Pix
O Pix é a novidade da vez. Lançado no período da pandemia, essa é a estreia do método de pagamento no Carnaval. Ainda que seja uma alternativa prática ao dinheiro físico, ela possui pontos críticos. Sem dúvidas, o maior deles é a necessidade de estar com o celular em mãos e, pior, com o app de banco logado. Além disso, o Pix também é alvo de golpes. Para evitar surpresas, veja se o valor está correto após ler o QR Code indicado ou inserir a chave Pix.
3. Dinheiro
Ah, o bom e velho dinheiro físico. Depois da implementação do Pix, ele ficou ainda mais impopular. No Carnaval 2023, essa é a opção mais prática e segura.Os riscos são controlados: ao levar dinheiro físico para a folia, o máximo que pode acontecer é perder aquela quantia. Mas existem cuidados que você deve ter com o dinheiro físico:
Tenha atenção na hora de manusear as notas;
Verifique se o troco não é falso (Para isso, coloque a cédula contra um ponto de luz. Você deve imagens do número e do animal que a representam);
Calcule quanto você vai levar para evitar imprevistos;
Evite realizar novos saques no meio da folia.
Todos querem evitar golpes no Carnaval 2023, mas poucos tomam os cuidados necessários (Imagem: gpointstudio via Freepik)Depois dessas dicas, gostaríamos de te apresentar mais um método de pagamento. Essa é uma recomendação especial para os leitores da Organizze:
4. Cartão pré-pago
Se você não abre mão do cartão, mas tem medo de ser vítima dos golpes mais comuns, recomendamos a modalidade pré-pago. Há quem chame de “cartão recarregável”, mas é tudo igual. Esses cartões não são vinculados a dados pessoais ou bancários. Basta que você faça uma recarga e pronto! Caso você seja vítima de furto ou perca o objeto, perderá apenas o valor da recarga.É possível adquirir cartões pré-pagos pela internet, através de fintechs que oferecem o serviço ou em unidades físicas de marketplaces como Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza.
Como evitar golpes no Carnaval?
Para tornar esse período de celebração mais tranquilo, a Febraban listou dez dicas de segurança que todos devem conhecer:1. Não deixe o seu cartão “solto” em bolsos ou bolsas. Isso pode facilitar que criminosos façam pagamentos por aproximação;
2. Nunca entregue o cartão para ninguém. Insira na maquininha você mesmo;3. Ao digitar a senha, garanta que ela não está visível para as pessoas ao redor;4. Não insira seu cartão em maquininhas com o visor danificado;5. Confira o valor digitado na maquininha e solicite o comprovante impresso;6. Se o vendedor pedir para você passar o cartão novamente, desconfie. Prefira pagar com outro método e verifique o seu extrato assim que puder;7. Caso o vendedor precise pegar o seu cartão, veja se o cartão devolvido é o seu;8. Em aglomerações, mantenha o celular e o cartão protegidos. Prefira usar uma doleira ou pochete por dentro da roupa;9. Use uma senha difícil e única para acessar o banco. Além disso, proteja o celular com bloqueio de tela automático;10. Em caso de furto ou roubo, comunique o banco imediatamente e faça um boletim de ocorrência.Com essas estratégias, você terá um Carnaval seguro e, com sorte, sem nenhuma surpresa negativa. E, ah, se você quer aprender mais sobre finanças, saiba que a nossa Newsletter está a todo vapor. Toda quinta-feira às 7h. Assine e receba as melhores dicas financeiras do Brasil!
Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.
Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.
Deixe uma Resposta