O que é bem-estar profissional e como alcançá-lo?

Profissional

O bem-estar profissional é tudo que a nova geração vem buscando, sem pausa. Não à toa os movimentos de demissão voluntária pós-pandemia viraram notícia. 

Estando todos conectados o tempo todo, o bem-estar no trabalho se tornou assunto conhecido nos principais veículos de informação, dando às pessoas a chance de manifestar como se sentem e as empresas e tomar uma atitude quanto ao assunto. 

Uma das pesquisas feitas trás à luz a síndrome de burnout que pode ser interpretada de maneira crua como ‘esgotamento no trabalho’, quando a pessoa realiza muitas funções ao mesmo tempo ou tem horas excessivas de trabalho, isso pode trazer o esgotamento mental, emocional e físico. 

Sendo essa a causa mais recente, ficam aqui alguns sintomas que você deve ficar atento: 

Esses sentimentos e sintomas podem prejudicar a área de trabalho e algumas pessoas entram em ciclos tão sérios que perdem seu trabalho como resultado do esgotamento ou por consequência deles. 

  • Ausências no trabalho; 
  • Agressividade; 
  • Isolamento; 
  • Mudanças bruscas de humor; 
  • Irritabilidade; 
  • Dificuldade de concentração; 
  • Lapsos de memória; 
  • Ansiedade; 
  • Depressão;
  • Pessimismo; 
  • Baixa autoestima. 

Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome. 

Seu bem-estar afeta sua capacidade de fazer dinheiro pois sua produção depende totalmente da sua energia, embora muitos não liguem os fatos, a saúde emocional e psicológica estão intimamente conectadas à saúde física, gerando dores reais, bem como a necessidade de acompanhamento. 

Se alguém se encontra em tal estado é importante notificar os superiores e o terapeuta, para que seja averiguando o que pode estar causando esse quadro.

É de interesse de todos que você esteja bem, pra produzir mais e melhor se for possível, também é do seu interesse manter o emprego e comparecer para que não existam faltas ou motivos para desligamento. 

A melhor maneira de evitar passar por esse estresse é escolher bem os colegas de quem ser próximo, comer com calma no horário de pausa, se possível sair do ambiente de trabalho e dar uma volta em algum lugar diferente, para dar a sensação de quebra de tempo. 

Realizar alguma outra função, como ir ao banco resolver algo; pois a sensação de dever cumprido é tranquilizadora e motivadora. 

Tudo isso pode tornar seu tempo no trabalho mais prático e proveitoso, evitando momentos de conflito e exaustão. 

A mente domina o bolso – ou Como usar o bem-estar para trabalhar e receber mais? 

A forma mais fácil de trazer o equilíbrio para essas duas frentes é se organizando, respeitando seus horários e seus limites. 

Caso seu rendimento no trabalho for seriamente afetado, existirem muitas faltas ou mesmo conflitos por questões de humor, pode acabar te fazendo perder o emprego. 

Não queremos isso pra você. 

Entendemos que no ápice das emoções e dores de cabeça pode ser difícil a tomada de decisão, então para que você possa fazer isso com calma venho te dar a boa notícia de que, não é preciso revolucionar sua vida financeira em um dia ou dois. 

Pode fazer um plano de ação de curto prazo e assim se aproximar de metas diárias mais realistas, dando a chance também aos seus chefes e colegas de se adaptarem às novas condições da sua rotina. 

Com um fluxo de trabalho mais saudável, sua mente será limpa aos poucos, suas relações no trabalho podem voltar a ser tranquilas e trazer uma motivação a mais para encarar a rotina de trabalho. 

É um conhecimento pouco comum que seu bem-estar profissional afete tanto seus lucros, porém alguém que não se sente bem terá um rendimento abaixo da média, independente se a causa do mal estiver ligado diretamente ao ambiente de trabalho ou não. 

A influência do meio – ou ou Como o bem-estar profissional afeta a nossa organização financeira?

Trabalhar em um ambiente onde as pessoas são positivas, trabalham de maneira descontraída e dificilmente expõem seus pensamentos negativos sobre o trabalho aos outros, pode fazer com que o ambiente pareça realmente “o emprego perfeito”. 

O que é ótimo; obviamente a perfeição é irreal mas tomar uma atitude sobre isso é possível. 

É comum que funcionários que se encontram na mesma situação emocional se unam para pensar em uma solução que pode ir para além do horário de serviço; tomar algo juntos depois, ir para a academia, jogar algo após a jornada, são caminhos que muitos fazem para encontrar descanso. 

Agora, quando nos referimos ao dinheiro, estar em um grupo de colegas de trabalho que possuem hábitos saudáveis de gasto pode aos poucos te influenciar. 

Pessoas que trabalham em empresas grandes e ricas, não se tornam ricas por simplesmente estarem presente (quem dera). 

Elas se mantêm conscientes da realidade e gastam apenas o possível, pois ainda existem responsabilidades a serem quitadas fora do trabalho. 

Já em relação ao salário, é possível que você fale com seu superior sobre o aumento caso esteja tendo mais serviço do que é realmente pago e claro buscar por outro trabalho que equilibre os dois pontos. 

Por isso, reforçamos o poder que o bem-estar profissional tem sobre o seu dinheiro. 

De maneira direta ou indireta, um ambiente pode nos levar e criar metas, planos, consumir de uma maneira diferente da usual, entre outras coisas. 

Estar com as finanças em dia e tendo um controle melhor dos seus consumos, uma situação econômica desagradável pode ser facilmente evitada e superada. 

Registros que podem te auxiliar a administrar melhor seu dinheiro é categorias como: 

– Salário 

– Lazer 

– Contas a pagar 

– Parcelamentos a pagar 

– Viagem do fim de ano 

E qualquer outro nome que você ache melhor, bom de ter uma prévia dos seus gastos é poder justamente fazer essa separação saudável de dinheiro onde o destino dele tanto para fins técnicos (contas e parcelas) quanto para fins emocionais (Lazer e viagem) estejam claros e organizados.

Evitará um enorme estresse, além de evitar que você carregue com você aquela nuvenzinha de más energias. 

Então não existe na hora de conhecer as novas pesquisas sobre saúde no trabalho e nem mesmo existe em escutar histórias de outras pessoas. 

Apesar de sermos um mundo conectado, nada supera a sensação de estar pessoalmente dividindo algo e se ajudando mutuamente com as questões do dia a dia.” 

Com paz, 

Organizze

Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.