Como funciona carro por assinatura? Veja 5 vantagens!

Não sabe como funciona carro por assinatura? Nesse texto, explicamos tudo o que você precisa saber antes de fechar o negócio!

como funciona carro por assinatura
como funciona carro por assinatura

Inúmeros motoristas se perguntam como funciona carro por assinatura e, principalmente, se vale a pena. Essa é uma inovação no mercado automotivo, oferendo uma alternativa prática para quem deseja um veículo sem as complicações da compra tradicional.

Essa modalidade permite que você tenha um carro zero quilômetro à sua disposição por um período contratual definido, comummente variando de 24 a 48 meses. Essa opção é ideal para quem valoriza a flexibilidade e a conveniência, já que elimina preocupações com impostos, seguro, manutenção e outras responsabilidades típicas da propriedade de um carro.

Leia também: Calculadora de combustível: como saber o valor na viagem?

Afinal, como funciona carro por assinatura?

Optar por um carro por assinatura é um processo simplificado e acessível, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Você escolhe o modelo, cor, duração do contrato e limite de quilometragem mensal.

Após a seleção, o veículo é entregue sem complicações. O gerenciamento é todo realizado pela empresa fornecedora, que cuida desde a gestão de multas e manutenções até a renovação de documentos e seguros.

Mas, se a ideia de ter um carro próprio te atrai mais é uma boa opção fazer um consórcio ou financiamento veicular. Te ajudamos a entender qual dos dois investimentos vale mais a pena!

Quais as vantagens de um carro por assinatura?

Além de saber como funciona carro por assinatura, é importante que você conheça as vantagens dessa modalidade. Confira, a seguir, os principais benefícios!

  • Previsibilidade Financeira: Saber exatamente quanto você gastará com seu veículo mensalmente, sem surpresas ou custos inesperados.
  • Conveniência: Não há necessidade de lidar com burocracias como emplacamento, renovação de seguro, pagamento de IPVA, ou manutenção.
  • Flexibilidade: A possibilidade de trocar o carro por um modelo mais novo no fim do contrato, sem preocupações com depreciação ou venda do veículo antigo.
  • Variedade de Opções: Acesso a uma gama diversa de modelos e categorias, atendendo diferentes necessidades e preferências.
  • Personalização para Empresas: Veículos para uso corporativo podem ser personalizados, promovendo a marca da empresa.
como funciona carro por assinatura
Carro por assinatura pode ser mais vantajoso do que financiar um veículo (Imagem: Reprodução)

Leia também: Como evitar compras por impulso e dívidas?

Carro por assinatura: vale a pena?

Considerando todas as vantagens, a assinatura de carro é uma opção que vale a pena para muitos. Oferece a experiência de ter um carro novo sem os custos elevados e compromissos de longo prazo associados à compra tradicional.

É essencial, no entanto, avaliar suas necessidades específicas, como a finalidade do veículo, o número de pessoas que serão transportadas, e o tipo de trajeto mais comum (urbano ou rodoviário), para escolher o modelo mais adequado.

Leia também: Recém-casados e dívidas: como gerenciá-las

Como escolher a franquia de quilômetros ideal?

Para definir a franquia de quilômetros ideal, considere seu uso diário, incluindo trajetos habituais e viagens ocasionais. Ferramentas de mapeamento podem auxiliar nesse cálculo, ajudando a estimar a quilometragem mensal necessária.

Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.