Como calcular gasolina por Km e economizar!

como calcular gasolina por km
como calcular gasolina por km
Calcular gasolina por km é necessário em várias circunstâncias, como antes de uma viagem. Existem inúmeras calculadoras disponíveis na Web, mas muitas geram resultados incorretos. Portanto, é importante que você saiba como fazer a conta. Quando colocamos os gastos que um carro gera, vemos que o combustível é o maior deles, perdendo apenas para o financiamento do próprio veículo, quando ele existe. Portanto, é essencial conhecer esse gasto para ter uma vida financeira organizada. Citamos viagens apenas como um exemplo. O recomendável, na verdade, é saber o valor estimado por mês que você gastará em combustível. Assim, quando for viajar, poderá somar o custo adicional àquele que você já possui.

Como calcular gasolina por km?

1. Descubra o consumo médio do carro

Para calcular gasolina por km, você deve descobrir a média de consumo do veículo. Esse é o primeiro passo e pode ser realizado de diferentes maneiras, veja a seguir:
  • Pesquisar a média de consumo do modelo na internet é a saída mais prática (e menos precisa);
  • Confira, no painel do carro, a média de consumo feita na cidade e na estrada. Se não souber como fazer, confira no manual do seu veículo ou na Web;
  • Encha metade do tanque e registre a distância percorrida até que o marcador volte ao ponto que estava antes de você abastecer. Depois, basta dividir a quantidade de litros pela distância.
Para que o cálculo seja preciso, você terá que abastecer apenas com gasolina nas duas últimas hipóteses. Caso queira verificar o desempenho com etanol, por exemplo, use apenas etanol. 

2. Saiba quantos km você percorre por mês

Vamos supor que, ao final da etapa anterior, você encontrou o consumo médio de 11 km/litro. Agora é o momento de saber o que isso representa em dinheiro. Para tanto, você deve monitorar quantos quilômetros percorre por mês. Sugerimos algumas formas de fazer isso:
  • Acompanhe o painel de quilometragem do carro por um período e subtraia a quantidade excedente no mês;
  • Crie um modo de viagem (trip A/trip B) durante o mês inteiro para registrar a quilometragem percorrida.
Se considerarmos a média anual de quilometragem feita por motoristas no país, segundo a KBB Brasil, temos 12,9 mil. Logo, a média mensal seria de 1.075 km. Bom, você já tem duas informações: o consumo médio de combustível e a distância média.
como calcular gasolina por km
Para calcular gasolina por km, você precisa saber o consumo médio do carro, a distância média e o valor da gasolina (Imagem: Unsplash)

3. Descubra como calcular o valor total da gasolina por km

Agora, basta dividir a distância pelo consumo médio. No nosso exemplo, temos 1.075 km/11 km, o que dá 97,7. Para descobrir o custo mensal com combustível, então, multiplique esse valor pelo preço do litro da gasolina.  Suponhamos que a gasolina esteja a R$5,51 o litro. Assim, temos 97,7 * 5,51, o que dá R$ 538,5. Esse valor final é o quanto você gastará em média por mês com combustível.

Como economizar gasolina? Veja dicas!

Existem alguns cuidados que farão com que o seu carro tenha um consumo menor de combustível. Abaixo, listamos alguns deles.

1. Pneus mal calibrados

Cerca de 20% do gasto com combustível acontece por causa dos pneus. Afinal, eles são o único contato que o carro tem com o asfalto. Além de calibrá-los conforme o manual do seu carro, é importante que você respeite as medidas recomendadas. Pneus mais finos ou grossos do que o ideal afetam o consumo diretamente.

2. Uso do ar condicionado

Muitos utilizam o ar condicionado sem saber que ele também afeta o consumo. Isso ocorre porque ele depende do motor para funcionar. Portanto, você pode adotar um uso mais moderado em prol da economia.

3. Falta de manutenção

Outro ponto crucial no consumo do carro é a manutenção. Para que ele funcione bem, é importante que suas revisões estejam em dia. Nesse processo, o mecânico verificará se é necessário realizar algum ajuste ou troca de peças, como velas, filtro de combustível e escapamento, que são fundamentais para um consumo equilibrado.
Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.