Como ter uma renda extra? Confira 20 formas práticas!

Renda Extra
Renda Extra
Procurar uma forma de ter renda extra é algo muito comum e, claro, cada um tem os seus motivos. Seja para pagar uma faculdade, fazer aquela viagem dos sonhos, se mudar, reformar a casa ou até mesmo cobrir os custos mensais quando o salário não é suficiente. Para te ajudar nessa missão, nós do Organizze listamos algumas soluções práticas. Entre elas, escolha a que mais se adequa à sua realidade. Essa seleção certamente não pretende esgotar as possibilidades, mas ser uma espécie de guia para quem quer ganhar dinheiro, mas ainda não sabe como.

Como ter uma renda extra?

1. Crie uma loja virtual

Um empreendimento costuma acompanhar muitos custos. Mas, se você quer obter uma renda extra sem todos eles, a melhor saída é criar uma loja virtual. Até mesmo os gastos com a criação de um site e a sua divulgação na Web são dispensáveis. Você pode oferecer os seus produtos e/ou serviços em um perfil da rede social e, com a estratégia certa, crescer organicamente na plataforma.

2. Seja revendedor de produtos

Aqueles que preferem praticidade podem revender produtos de outras empresas. Muitas companhias, sobretudo no mercado de moda e beleza, oferecem essa possibilidade. Entre as opções mais comuns de revenda estão cosméticos, joias e semi joias, roupas e itens importados. Antes de se filiar, contudo, verifique a margem de lucro que você terá.

3. Venda artesanatos

Outra possibilidade para gerar renda extra é vender artesanatos. E, claro, isso não é uma opção para todos. Mas se você gosta de trabalhos manuais e já possui algum conhecimento, por que não? Além disso, existem diversos criadores de conteúdo que vendem artesanatos e dão dicas valiosas, como o processo de precificação dos produtos.

4. Abra um brechó online

Suas roupas se acumularam no armário? Uma solução para abrir espaço e ganhar uma graninha é vendê-las. Faça fotos bonitas e reúna informações como tamanho, medidas, tempo de uso e estado de conservação. Depois, crie um perfil na rede social ou use plataformas como Enjoei.com para anunciar suas peças.

5. Faça bolos e doces para vender

Sempre elogiaram os seus doces? Uma oportunidade para aumentar as suas receitas é fazer bolos e outras sobremesas para fora. Assim como na venda de artesanatos, existem diversos conteúdos na Web que te ajudarão nessa tarefa, desde receitas já testadas a dicas de armazenamento e precificação.
Dinheiro l Renda extra
Soluções para gerar renda extra podem ser muito lucrativas e se tornarem sua atividade principal (Imagem: Reprodução/Freepik)

6. Cozinhe marmitas para venda

Já que mencionamos a cozinha, você já pensou que pode ganhar dinheiro preparando marmitas? Existe um universo de possibilidades: você pode preparar o básico, se dedicar à culinária vegetariana/vegana, focar no público fitness e a lista continua. Se não quiser cozinhar todos os dias, você pode vender marmitas congeladas.

7. Cuide dos pets de outras pessoas

Para ganhar mais dinheiro, você ainda pode cuidar dos animais de estimação de outras pessoas. Algumas pessoas têm uma rotina muito agitada e, em razão disso, estão dispostas a pagar um terceiro que leve seus pets para passear e seja responsável por cuidados básicos.  A plataforma DogHero conecta essas pessoas e, além disso, oferece diferentes modalidades de serviços: além dos passeios, você também pode visitar os animais quando seus donos viajam ou ainda hospedá-los em sua casa.

8. Ofereça uma hospedagem no Airbnb

Tem um imóvel e não conseguiu um inquilino pela forma tradicional? Em alguns casos, é até mais vantajoso recorrer a plataformas como Airbnb. Em temporadas mais movimentadas, você pode obter, em uma estadia de fim de semana, o valor de um aluguel inteiro. Verifique as condições e, se forem viáveis, não perca tempo!

9. Subloque o seu imóvel

Para quem mora de aluguel, oferecer uma hospedagem no Airbnb pode não ser viável. Nesse caso, o que pode ser feito é uma sublocação do imóvel alugado. Em outras palavras, isso consiste em alugar um cômodo ou espaço para terceiros. Como resultado, você terá uma economia significativa em contas fixas como aluguel, internet e taxas de moradia.

10. Participe de aplicativos de carona

Se você costuma dirigir médias ou longas distâncias com frequência, os custos com o trajeto podem pesar no seu orçamento. Uma forma de gerar uma renda extra e, consequentemente, cortar parte dos gastos é oferecer caronas em aplicativos como BlaBlaCar e Waze Carpol. Basta divulgar o trajeto, decidir o valor da carona e combinar um ponto de embarque com os passageiros.

11. Alugue seu carro

Há também quem esteja com o carro parado na garagem. Se esse é o seu caso, que tal alugá-lo para terceiros? A plataforma moobie pode te ajudar nessa missão. Nela, você anuncia o seu carro e as condições de aluguel. Mas nada impede que você faça a propaganda boca a boca e alugue para conhecidos! E, ah, não esqueça de formalizar o processo com um contrato de locação de veículo.

12. Se cadastre em aplicativos de transporte

E, bom, já que estamos falando sobre carro, já pensou em trabalhar em um aplicativo de transporte como Uber e 99? As plataformas são muito flexíveis e permitem que os motoristas parceiros trabalhem quando quiserem. Portanto, se você tiver outro trabalho, poderá conciliar as duas atividades facilmente.

13. Use seu carro para divulgar empresas

A utilidade dos carros ainda não terminou. Além das sugestões acima, ainda é possível utilizá-lo para divulgar marcas e empresas da sua cidade, seja através de caixas de som ou de adesivos.

14. Venda milhas do cartão de crédito

Os gastos no seu cartão de crédito também podem te fazer ganhar dinheiro, sabia? Muitas bandeiras oferecem pontos na medida em que o titular do cartão faz compras com ele. Esses pontos, por sua vez, podem ser transformados em milhas. Dentro desse sistema, também é possível obter descontos em algumas lojas. Mas há quem prefira vender suas milhas e, através delas, aumentar suas receitas.

15. Dê aulas particulares

Conhecimentos acumulados também podem gerar uma renda extra! Uma forma de aproveitá-los é dar aulas particulares. Pense em uma disciplina ou assunto no qual você tem conhecimento e transforme isso em uma oportunidade para fazer dinheiro. Se você faz faculdade de engenharia, por exemplo, pode lecionar algumas disciplinas de exatas, como matemática e física.
Renda extra
Há muitas formas de ganhar dinheiro sem custos iniciais (Imagem: Reprodução/Freepik)

16. Faça trabalhos como freelancer

Outra solução prática para ter uma renda extra é fazer trabalhos como freelancer. Para isso não há muito mistério: se inscreva em plataformas dedicadas como GetNinjas e 99Freelas. Lá você verá inúmeras solicitações de serviços que podem se encaixar com as suas habilidades.

17. Traduza textos

Aqueles que falam outros idiomas ainda podem traduzir textos ao mesmo tempo em que aproveitam a dica anterior. Muitos serviços, inclusive os de tradução, são divulgados em plataformas como as que foram citadas acima.

18. Faça playlists sob encomenda

Com a forte presença de plataformas de streaming no mercado, as playlists ganharam ainda mais popularidade. Mas isso não é nenhum mistério! O que você talvez não saiba é que algumas pessoas ganham dinheiro para criar playlists. Com tanto para organizar em eventos e festas, há quem prefira pagar pelo serviço do que fazer por conta própria.

19. Seja um assistente remoto

Nós do Organizze já citamos diversas formas de fazer renda extra de casa e aqui vai mais uma: seja um assistente remoto. De modo geral, essa função tem como objetivo organizar a agenda e os compromissos de outra pessoa que, por ter pouco tempo, não consegue fazê-lo sozinha.

20. Abra uma franquia online

Por fim, sugerimos que você abra uma franquia online. Ainda que seja preciso fazer um investimento inicial, essa é uma daquelas opções que prometem retornos financeiros maiores. Entre as áreas de negócio, estão a venda de seguros; agência de viagens; agência de marketing digital; e consultoria para eventos.  
Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.