Todos precisam saber o que é CDI. Afinal, a sigla afeta diretamente o seu dinheiro. Esse termo, que é bastante popular no mercado financeiro, serve como parâmetro para diversos investimentos.
- Como começar a investir e evitar os principais erros?
- Onde investir meu dinheiro? 8 opções seguras para você!
O que é CDI?
O Certificado de Depósito Interbancário, ou CDI, é como chamam os empréstimos que os bancos fazem entre si. É como se fosse uma espécie de “comprovante” que a empresa que emprestou o dinheiro recebe da empresa que pegou emprestado.
Isso se faz necessário porque todo banco deve encerrar o expediente com saldo positivo. Em alguns dias, no entanto, isso não acontece. É possível que o número de saques seja maior que o de depósitos, por exemplo.
Nesse sentido, então, o banco faz um empréstimo para cobrir a diferença. E de quem fornece esse dinheiro? Como citamos, outros bancos, ainda que sejam concorrentes.
Assim como qualquer em empréstimo, são cobrados juros. O CDI, nesse sentido, reflete quanto os bancos ganham de juros por emprestar dinheiro para outros bancos.
A Taxa CDI e a sua importância no mercado
O CDI é muito importante porque ela é usada como referência para calcular os juros de outros tipos de empréstimos ou investimentos financeiros.
Ou seja, a partir dele, é possível saber quanto de juros será cobrado em outros tipos de empréstimos ou quanto de rentabilidade um investimento pode oferecer.
Por exemplo, se a taxa estiver em 8,25% ao ano, um investimento que ofereça 100% dela terá uma rentabilidade de 8,25% ao ano.
Quanto é o rendimento CDI?
O rendimento do CDI hoje, considerando o divulgado em março de 2023, é de 13,64% ao ano e cerca de 0,66% ao mês. Confira, a seguir, o histórico da taxa no ano:
- Em janeiro de 2023: 1,12% mensais;
- Em fevereiro de 2023: 0,92% mensais.
Quais investimentos “usam” a taxa?
Na hora de investir, é importante se atentar ao CDI, sobretudo se você está no universo da renda fixa. Abaixo, listamos quais investimentos usam a taxa como parâmetro:
- CDB (Certificado de Depósito Bancário);
- LCI (Letra de Crédito Imobiliário);
- LCA (Letra de Crédito do Agronegócio);
- LC (Letra de Câmbio).
Qual é a relação entre o CDI e a taxa SELIC?
Muitos não sabem o que é CDI e, aqueles que sabem, muitas vezes não conhecem sua relação com a Selic. A Selic é considerada a taxa básica de juros da economia brasileira, determinada a cada 45 dias pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central).
Na prática, se a taxa Selic superar o CDI, os bancos tendem a emprestar dinheiro ao governo e não a outros bancos. Assim, eles terão uma rentabilidade maior.
Por outro lado, se o CDI for maior do que a Selic, a remuneração dos títulos de renda fixa que usam a taxa de juros bancários como parâmetro sobe. E isso também não é interessante para os bancos.
Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.
Deixe uma Resposta