Parcelar boleto com o cartão de crédito é um jeito simples de desafogar o orçamento, mas muitos não conhecem essa possibilidade. Além de ser uma saída interessante quando o dinheiro está acabando, ela ainda permite acumular pontos no cartão.
- Como diminuir a conta de luz e outras despesas da casa?
- 9 dicas para usar o cartão de crédito sem fazer dívidas
Apesar das vantagens, é importante ter cautela. Afinal, você estará quitando uma conta e criando outra no cartão de crédito. Além disso, na maioria dos casos, essa prática acompanha taxas, que variam de banco para banco.
Como parcelar boleto na prática?
Primeiramente, é importante descobrir se a possibilidade de parcelar boleto é oferecida pelo seu banco. Em geral, a opção pode ser encontrada através do seguinte caminho:
1. Acesse a sua conta pelo internet banking ou app do banco;
2. Na tela de pagamento, escaneie ou digite o código de barras do boleto;
3. Em seguida, procure a opção “Cartão de Crédito”;
4. Por fim, autorize o pagamento com a sua senha.
Antes de confirmar o pagamento, confira se há cobrança de juros e IOF. Isso porque, embora você possa “desafogar” o orçamento com essa prática, a conta pode sair cara.
Como você pode imaginar, cada banco possui uma interface em suas plataformas. Logo, o passo a passo acima pode variar. Depois de descobrir como parcelar boleto, você deve estar se perguntando…
É possível pagar contas de consumo no cartão de crédito?
Sim. O processo, inclusive, é o mesmo dos boletos em geral. O serviço, contudo, depende de alguns fatores:
- é preciso que as empresas responsáveis ofereçam essa possibilidade;
- como você já sabe, o seu banco também deve possuir o recurso;
- e, na maioria dos casos, as contas devem estar no seu nome.
Aplicativos para pagar boleto no cartão de crédito
Infelizmente, essa função não é oferecida por todos os bancos. Para tornar o processo mais simples, então, listamos algumas opções que você pode usar. Veja a seguir:
- Itaú;
- Bradesco;
- Banco do Brasil;
- Santander;
- Nubank.
Há também carteiras digitais, fintechs e empresas relacionadas que disponibilizam o serviço. Confira exemplos:
- Mercado Pago;
- AME;
- 99Pay;
- RecargaPay;
- PicPay;
- PagBank.
Vale a pena parcelar boleto no cartão de crédito?
Isso é bastante relativo. O principal benefício dessa prática é a obtenção de pontos, cashback e milhas. Mas isso vale apenas para os cartões e carteiras digitais que já oferecem a vantagem.
No geral, essa opção de pagamento não é recomendada. Como já mencionamos, ela costuma sofrer a incidência de juros, IOF e outras taxas.
Se você não possui o dinheiro para quitar aquela conta, essa é uma solução plausível. Antes de qualquer coisa, entenda a urgência do pagamento. Afinal, os juros e multa por atraso podem ser menores do que os custos do parcelamento.
Nesse caso, contudo, pague a conta o quanto antes para não ficar com o nome sujo e sofrer as consequências da inadimplência, como a diminuição do seu score de crédito.
Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.
Deixe uma Resposta