Como ganhar milhas com cartão de crédito?

Como ganhar milhas pelo cartão de crédito
Como ganhar milhas pelo cartão de crédito
Saber como ganhar milhas com o cartão de crédito é bem mais simples quanto parece. Não à toa, as milhas aéreas se tornaram quase obrigatórias no vocabulário de quem gosta de viajar. Nesse artigo, você aprenderá tudo o que precisa para começar! A primeira lição é que, se você usa o cartão de crédito e não acumula milhas, você está perdendo dinheiro. Há cartões que oferecem esse benefício sem custo algum; basta que você compre.

O que são milhas?

Antes de aprender como ganhar milhas, contudo, é importante que você entenda o que são elas. De modo geral, milhas são uma retribuição concedida pelas companhias aos clientes cadastrados nos programas de milhas parceiros. Elas são, na verdade, um incentivo. Assim, quando você decidir viajar, levará esse fator em consideração para escolher a companhia aérea — além do preço das passagens, claro.  Nesse sistema, detalhes como distância percorrida, classe da cabine e valor da tarifa influenciam na quantidade de milhas recebidas pelo cliente. Há também como ganhar milhas através de pontos no cartão de crédito.

Pontos e milhas: qual é a diferença?

Com bastante frequência, pontos e milhas são utilizados como sinônimos. E, quando o assunto é passagens aéreas, eles são muito semelhantes. Isso significa que, embora compartilhem características, há diferenças. Pontos são uma recompensa que você acumula cada vez que utiliza o cartão de crédito. É possível trocá-los por produtos e/ou serviços ou transferi-los para companhias áreas e — que rufem os tambores —  transformá-los em milhas. Essa transferência é permeada por regras. A mais importante, talvez, é que ela só pode ser feita de bancos para companhias aéreas. Não vale transferir pontos entre bancos ou entre companhias. Por isso, é importante concentrar pontos em um único programa de milhas!

Como ganhar milhas? 5 passos práticos!

1. Escolha um cartão de crédito que ofereça pontuação por real ou dólar gasto

Infelizmente, nem todo cartão que permite acumular pontos permite que eles sejam convertidos em milhas. Além disso, a quantidade de pontos acumulados por real ou dólar gasto varia de cartão para cartão. Portanto, é preciso realizar uma busca atenta antes de qualquer coisa. Verifique as regras do cartão, sobretudo se há ou não cobrança de anuidade. É bom lembrar que atualmente há opções excelentes e gratuitas no mercado. Listamos algumas no decorrer do texto.

2. Cadastre-se no programa de milhas 

Depois de encontrar o cartão ideal, é hora de aderir a um programa de milhas. Afinal, se você não o fizer, não poderá converter os pontos em milhas. Em alguns casos, é preciso acionar a administradora do cartão — o que pode ser feito pelo internet banking. Feito isso, fique de olho no site oficial e nos canais de comunicação do programa. Através deles, você verá as promoções de transferência de milhas, quando acontecerem. Eles permitem acumular bônus e, em alguns casos, quase dobrar a quantidade de pontos. 

3. Faça compras online em lojas que oferecem milhas

Saber como ganhar milhas é saber como comprar. Dê preferência a compras pela internet, nas lojas parceiras do programa de fidelidade utilizado. Essa prática é recomendada porque, frequentemente, ela gera bônus. Nesse processo, claro, você ainda pode se valer de outros benefícios de comprar online, como cashback acumulado e cupons de desconto. 

4. Use um acelerador de pontos

Um acelerador de pontos é, em suma, uma ferramenta criada pelos emissores de cartão de crédito. A sua função é, como o nome denuncia, acelerar o acúmulo de pontos. Através deles, é possível ganhar até o dobro da quantidade reunida em bônus. O único porém é que esse serviço é pago. Portanto, é necessário avaliar se ele vale a pena no seu caso. De qualquer modo, recomendamos essa prática apenas àqueles que já possuem alguma familiaridade com o universo das milhas aéreas.

5. Verifique o regulamento para não perder os pontos adquiridos

No processo de conversão dos pontos em milhas, é preciso que você tenha atenção. Isso porque cada cartão de crédito possui um regulamento próprio. E, geralmente, os pontos têm validade. Se você não realizar a conversão antes do prazo, eles serão perdidos.
como ganhar milhas no cartão de crédito
Saber como ganhar milhas no cartão de crédito é uma forma de renda extra (Imagem: Pixabay via Pexels)
 

Quais são os melhores cartões para ganhar milhas?

Provavelmente você já pensou: “Tenho que encontrar um cartão para já!”. Tenha calma. Antes de solicitar um novo cartão, veja se o seu banco oferece alguma opção mais premium que ofereça pontos. Se isso não for possível ou o cartão do seu banco não tiver benefícios notáveis, verifique a lista de cartões sem anuidade a seguir:
  • Cartão Digio Visa Classic;
  • Cartão C6 Bank Mastercard Standard;
  • Cartão Next Visa Classic;
  • Cartão Rappi Visa Classic;
  • Cartão Buscapé Mastercard Gold (Banco PAN).
Há também aqueles com anuidade, mas que se destacam no mercado de pontos e milhas. Confira abaixo:
  • Cartão Itaú Private Visa Infinite;
  • Cartão C6 Carbon Mastercard;
  • Cartão Ourocard Altus Visa Infinite.

Quais são os melhores programas de milhas?

Agora vamos aos programas de milhas do mercado. Cada companhia aérea possui o seu, portanto vale pesquisar as regras deles mais a fundo.
  • Smiles, programa de fidelidade da Gol;
  • LATAM Pass, programa da LATAM;
  • TudoAzul, programa da Azul.
Há outros programas, não vinculados a companhias aéreas, que dispensam o uso do cartão de crédito. Um exemplo disso é a Livelo, que tem um sistema de pontos autônomo. Para utilizá-lo, basta se cadastrar e realizar as suas compras através do site oficial. Nele, é possível ir à página dos diversos parceiros do programa — e, acredite, são muitos parceiros. Ao utilizar essa estratégia que comentamos no parágrafo anterior, você pode dobrar a quantidade de pontos. Para tanto, basta usar o cartão de crédito com o benefício no programa de pontos. Assim, você ganha duas vezes! Gostou desse artigo? Para mais dicas financeiras, assine a nossa newsletter gratuita! 🙂
Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.