Planilha de controle financeiro: por que não utilizá-la?

Homem preocupado por não conseguir organizar finanças com planilha de controle financeiro
Homem preocupado por não conseguir organizar finanças com planilha de controle financeiro
A planilha de controle financeiro, utilizada por muitos na rotina, pode afetar negativamente as suas finanças. Sem dúvidas, essa é uma solução popular. Embora tenha os seus trunfos, contudo, ela possui desvantagens que ninguém te conta. Para entender os impactos do uso da planilha como método de controle, analisamos alguns fatores importantes. Na nossa pesquisa, foram considerados recursos oferecidos, usabilidade no dia a dia, exibição dos dados, nível de dificuldade e outros pontos. 

Por que a planilha de controle financeiro te atrapalha?

Pessoas que utilizam a planilha de gastos mensais desde sempre podem considerar essa pergunta controversa. Afinal, se elas não abandonaram a planilha, é porque enxergam algum valor nela. E não negamos: esse método realmente funciona. O problema, na verdade, é que ele possui graves deficiências. Deficiências essas que, infelizmente, se refletem na vida financeira dos usuários e na forma que eles lidam com o dinheiro. Esse análise será aprofundada no próximo tópico, mas podemos antecipar as maiores falhas da planilha de controle financeiro. Em nossa análise, os principais problemas identificados foram:
  • O usuário precisa preencher e atualizar os dados de forma inteiramente manual;
  • Os dados da planilha não possuem conexão automática (não é possível verificar, por exemplo, quantos % representa os gastos com transporte no orçamento);
  • O seu uso no celular é pouco intuitivo e atrapalha, portanto, atualizações em tempo real.
A partir desses pontos, você já consegue identificar que esse é um método pouco fluído e resiliente. Como resultado, são criados incontáveis “obstáculos mentais” para o usuário, que se sente cada vez menos motivado a fazer um controle eficaz das suas finanças.

Planilha de gastos mensais: vantagens e desvantagens

Mas, quando o assunto é planilha, nem tudo são espinhos. Esse método possui pontos positivos. Ainda que seja bastante obsoleto, ele permite que milhares de pessoas tenham algum controle financeiro. Hoje em dia, contudo, o maior trunfo da planilha é ser acessível. Qualquer um pode criar uma planilha de qualquer lugar sem fazer investimento algum. Ela permite inserir receitas e despesas, separá-las em categorias, determinar orçamentos e por aí vai.  Você pode criar diferentes “folhas” ou “páginas” dentro do documento para facilitar a visualização. As fórmulas são certamente úteis, já que permitem fazer cálculos com os dados adicionados. Basta alguns cliques. Mas veja: tudo isso deve ser feito manualmente. Para ter uma planilha financeira minimamente eficaz, é preciso conhecer esse formato. Aqueles que não têm contato direto com Excel e outras plataformas terão dificuldades no processo. Para sanar essas dificuldades, será preciso pesquisar tutoriais, vídeos, fórmulas compatíveis, etc. A lista de “preparação” não acaba. Portanto, podemos dizer que, a sua gratuidade sai caro, sobretudo quando tecnologias mais avançadas no mercado.

Como substituir a planilha de controle financeiro?

Homem feliz por substituir planilha de controle financeiro pelo app Organizze
Em comparação à planilha de controle financeiro, a Organizze é uma solução que realmente se adequa às suas necessidades (Imagem: Drazen Zigic via Freepik)
Foi devido à ineficácia da planilha que a Organizze nasceu. Somos um app de gerenciamento de finanças rápido, simples e sem burocracia. Mas o que isso significa na prática?  Em primeiro lugar, você não precisará aprender nada além do que já sabe para utilizar os nossos recursos. Além disso, oferecemos mobilidade: é possível atualizar os dados de qualquer lugar. Basta abrir o app. Para deixar o seu controle financeiro mais leve, nós tomamos conta das partes chatas:
  • Enviamos alertas sobre as contas a vencer;
  • Caso você tenha esquecido, avisamos sobre contas vencidas;
  • Em breve teremos o recurso de integração bancária, para automatizar a adição de receitas e despesas no app;
  • Oferecemos gráficos que demonstram a distribuição de receitas e despesas;
  • Permitimos que você configure limites de gastos (para alimentação, transporte e outros);
  • Protegemos todos os seus dados no processo;
  • Não te impoturnamos com anúncios.
Além disso, a Organizze possui diversas ações que incentivam a educação financeira. Através deste blog, da nossa newsletter e nossas redes sociais, você aprende tudo o que precisa para ter a vida financeira dos sonhos! Nenhuma planilha de controle financeiro ou aplicativo faz isso por você. Teste o nosso app por 7 dias grátis e se torne um organizzado! 🙂
Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.